quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O MUNICÍPIO DE MIRANDA DO CORVO EDITARÁ OBRA DE JOSÉ FALCÃO


A Cartilha doPovo, de José Falcão, é um dos textos mais emblemáticos da propaganda republicana, ainda sob a monarquia constitucional. Respondia a necessidades de formação e de informação que era imperioso derramar sobre uma população desmoralizada, descrente e sobretudo mantida em estado de profunda ignorância (não deveremos esquecer que a monarquia constitucional levou aos primeiros tempos do século XX uma população portuguesa com mais de 75% de analfabetos)! Por isso, na sua Cartilha do Povo, José Falcão colocou em diálogo um Zé Povinho pouco esclarecido e um João Portugal mais conhecedor dos homens e das coisas. Esses diálogos eram travados entre ambos em torno dos valores fundamentais da Democracia republicana (sufrágio, cidadania, direitos e deveres de cada um, patriotismo, laicismo, etc). A linguagem utilizada era singela, uma vez que o folheto deveria ser lido em público perante grupos de concidadãos que, por não saberem ler, se limitavam a ouvir.

É com grande prazer que anunciamos que a Câmara Municipal de Miranda do Corvo irá reeditar, em edição fac-similada, no âmbito das comemorações do Centenário da República, a magnífica obrazinha do grande José Falcão, ele próprio, aliás, natural de Pereira e portanto mirandense de raiz. É mais um serviço que a Autarquia de Miranda do Corvo prestará à causa do republicanismo.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

A REPÚBLICA NA ZONA CENTRO


As comemorações referentes ao Centenário da República estão em marcha, ao nível de toda a Zona Centro. A Câmara Municipal de Coimbra divulgará em breve o seu programa. O município de Miranda do Corvo já o fez, tratando-se de um interessantíssimo elenco de iniciativas, algumas das quais irão decorrer numa casa que é pertença dos familiares do grande republicano do Século XIX, José Falcão. A Autarquia de Penacova centrará as suas iniciativas em torno da figura de António José de Almeida, natural do concelho, já que a sua casa paterna se situava – e situa – em Vale da Vinha. A Câmara Municipal de Condeixa foi bastante criativa, pois patrocina e patrocinará um conjunto de conferências, incluindo conferencistas de credo monárquico, que certamente formularão as suas críticas contra a República com a maior elegância. Tais conferências decorrerão no dia 5 de cada mês, em homenagem ao 5 de Outubro de 1910. Também a Câmara Municipal da Lousã irá acorrer à chamada, estando em conclusão os seus preparativos. Em suma: o Centenário é uma realidade na Zona Centro do país, para bem dos mais elevados valores da Justiça Social, da Liberdade, da Igualdade de oportunidades e do sentimento fraterno que a todos motiva. A ALTERNATIVA – Associação Cultural , quer institucionalmente, quer através de alguns dos seus Associados, está a colaborar com muitas destas iniciativas.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

COIMBRA REPUBLICANA

A Comissão Cívica de Coimbra para as comemorações do Centenário da República, que celebrou o 31 de Janeiro no dia próprio, por iniciativa do Inatel, da Associação Cultural Alternativa e do núcleo de Coimbra da Associação 25 de Abril, tem todas as razões para se dar por satisfeita com os resultados alcançados. As iniciativas programadas foram cumpridas, com apreciável afluência de público e indesmentível sentido cívico e patriótico. No almoço de democratas que reuniu no restaurante “Piazza”, junto à Praça da República, seis dezenas de concidadãos, o Senhor Dr. António Arnaut proferiu uma alocução muito sentida, onde foram exaltados, com vibração e autenticidade, os valores eternos da República e da Democracia. Seguiu-se, no foyer do Teatro Académico de Gil Vicente, uma actuação dos Dixie Gringos cheia de vivacidade, a qual mobilizou o aplauso de todos os presentes e sobretudo o de muitos estudantes. No sarau artístico que se realizou posteriormente, já no interior do TAGV, a Orquestra de Instrumentos de Sopro de Coimbra apresentou um notável programa de música clássica, executada com um altíssimo nível artístico. Significa isto que o início das comemorações do Centenário republicano foi em Coimbra muito auspicioso, antevendo-se outras jornadas de mobilização democrática com um êxito similar à do pretérito dia 31 de Janeiro de 2010.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

A NOSSA REPÚBLICA

Foi este o Manifesto que a Comissão Cívica de Coimbra para as Comemorações do Centenário da República divulgou no dia 31 de Janeiro do corrente ano, no início das suas iniciativas republicanas. A ALTERNATIVA – Associação Cultural, adopta-a como sua, com a maior convicção.

A NOSSA REPÚBLICA

QUEREMOS UMA REPÚBLICA devolvida ao melhor dos seus valores de sempre, ou seja, uma República de Liberdade responsável, de Igualdade nas oportunidades conferidas a todos os Portugueses e de Solidariedade mantida e a manter entre todos os Concidadãos.

QUEREMOS UMA REPÚBLICA servida por devotados obreiros da nossa Causa Comum e não por aventureiros e por oportunistas ao serviço deles próprios.

QUEREMOS UMA REPÚBLICA sem castas ou discriminações nobiliárquicas, na qual as responsabilidades públicas e os cargos oficiais não possam ser vitalícios e hereditários, devendo antes ser sempre temporários e amovíveis.

QUEREMOS UMA REPÚBLICA laica, entendendo-se por laicismo não a contestação às crenças religiosas legítimas dos nossos Concidadãos e ao livre exercício das mesmas, mas a rejeição a toda a qualquer “religião de Estado” ou a todo e qualquer ensino confessional em Instituições oficiais.

QUEREMOS UMA REPÚBLICA onde se pratique o mais impoluto e insuspeito sufrágio universal, na dignidade do voto livre, esclarecido e motivado, à margem e a coberto de todas as modalidades de constrangimento ou de manipulação, oriundas de quaisquer poderes estabelecidos.

QUEREMOS UMA REPÚBLICA de Cidadãos que se sintam orgulhosos da sua condição de Portugueses.

QUEREMOS UMA REPÚBLICA com magistraturas cívicas e hierarquias funcionais exclusivamente fundadas no mérito, no consenso ético e no reconhecimento da qualidade dos serviços prestados.

QUEREMOS HOJE A REPÚBLICA pela qual se bateram ontem as figuras imperecíveis e paradigmáticas de José Falcão, António Augusto Gonçalves, Belisário Pimenta, António José de Almeida, João Chagas, Manuel de Arriaga, Afonso Costa e tantos mais.

QUEREMOS ESTA REPÚBLICA HOJE E SEMPRE. Assumimos formalmente o compromisso de nos batermos por ela agora e no futuro.