quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

A NOSSA REPÚBLICA

Foi este o Manifesto que a Comissão Cívica de Coimbra para as Comemorações do Centenário da República divulgou no dia 31 de Janeiro do corrente ano, no início das suas iniciativas republicanas. A ALTERNATIVA – Associação Cultural, adopta-a como sua, com a maior convicção.

A NOSSA REPÚBLICA

QUEREMOS UMA REPÚBLICA devolvida ao melhor dos seus valores de sempre, ou seja, uma República de Liberdade responsável, de Igualdade nas oportunidades conferidas a todos os Portugueses e de Solidariedade mantida e a manter entre todos os Concidadãos.

QUEREMOS UMA REPÚBLICA servida por devotados obreiros da nossa Causa Comum e não por aventureiros e por oportunistas ao serviço deles próprios.

QUEREMOS UMA REPÚBLICA sem castas ou discriminações nobiliárquicas, na qual as responsabilidades públicas e os cargos oficiais não possam ser vitalícios e hereditários, devendo antes ser sempre temporários e amovíveis.

QUEREMOS UMA REPÚBLICA laica, entendendo-se por laicismo não a contestação às crenças religiosas legítimas dos nossos Concidadãos e ao livre exercício das mesmas, mas a rejeição a toda a qualquer “religião de Estado” ou a todo e qualquer ensino confessional em Instituições oficiais.

QUEREMOS UMA REPÚBLICA onde se pratique o mais impoluto e insuspeito sufrágio universal, na dignidade do voto livre, esclarecido e motivado, à margem e a coberto de todas as modalidades de constrangimento ou de manipulação, oriundas de quaisquer poderes estabelecidos.

QUEREMOS UMA REPÚBLICA de Cidadãos que se sintam orgulhosos da sua condição de Portugueses.

QUEREMOS UMA REPÚBLICA com magistraturas cívicas e hierarquias funcionais exclusivamente fundadas no mérito, no consenso ético e no reconhecimento da qualidade dos serviços prestados.

QUEREMOS HOJE A REPÚBLICA pela qual se bateram ontem as figuras imperecíveis e paradigmáticas de José Falcão, António Augusto Gonçalves, Belisário Pimenta, António José de Almeida, João Chagas, Manuel de Arriaga, Afonso Costa e tantos mais.

QUEREMOS ESTA REPÚBLICA HOJE E SEMPRE. Assumimos formalmente o compromisso de nos batermos por ela agora e no futuro.

Sem comentários: