segunda-feira, 7 de setembro de 2009

A TERRA, NOSSO PLANETA

A Terra é a nossa “casa” em movimento no espaço e, pelo que se sabe até hoje, é o único planeta do sistema solar com vida. É também o terceiro planeta mais próximo do sol e pertencente ao sistema solar, que compreende os planetas seguintes: Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno; tem aproximadamente a forma esférica, sendo achatada nos pólos. Encontra-se numa zona onde o calor proveniente do Sol é o adequado para que a possamos habitar.

O interior da Terra é constituído por um núcleo que contém metais, como o ferro e o níquel. O material do interior da Terra atinge temperaturas de 5270 K (4 996,85 ºC) e chega frequentemente à superfície através de erupções vulcânicas.

Este planeta que habitamos é conhecido por planeta azul porque tem 70% da sua superfície coberta de água.

A parte exterior da crosta Terrestre é formada pelos continentes e pelos oceanos. Está envolvida por uma camada gasosa, a atmosfera, que é constituída essencialmente por azoto e oxigénio. Esta camada ajuda a filtrar as radiações nocivas do sol e não deixa escapar todo o calor que dele recebe; também nos protege do impacto de meteoróides. A nossa atmosfera contém ozono nas camadas mais altas; este é um gás que impede que parte da luz ultravioleta, proveniente do sol nos atinja; o ozono forma uma camada protectora, pois se todas as radiações ultravioletas, provenientes do sol, chegassem ao planeta Terra, seriam suficientes para matar todos os seres vivos aí existentes.

Nem sempre a atmosfera foi assim; há cerca de 4,5 mil milhões de anos, quando a Terra se formou, não havia oxigénio. Julga-se que antigos vulcões emitiram vapor de água e dióxido de carbono, em quantidades tais, que o arrefecimento desse vapor de água deu origem aos oceanos. Também, a acção da luz solar sobre o vapor de água fez aparecer o oxigénio na atmosfera. Pensa-se que a partir da água dos oceanos e do dióxido de carbono se formaram, por acção da luz solar, os primeiros seres vivos, que inicialmente eram unicelulares, dando origem, mais tarde, a seres multicelulares mais complexos e capazes de respirar.

O facto de a Terra possuir uma atmosfera e de se encontrar a uma distância adequada do sol, fazem com que esta seja o único planeta que tem água no estado líquido e uma temperatura que permite a existência da vida tal como a conhecemos. Pensa-se que o aparecimento de vida na Terra se deu há 3 800 000 000 de anos, isto é, há quase 4 mil milhões de anos enquanto a Terra se terá formado há cerca de 5 mil milhões de anos. A formação do Universo terá 15 mil milhões de anos.

A medida do nosso planeta foi obtida há mais de 2 000 anos por um sábio Grego (Eratóstenes); o diâmetro equatorial é de 12 756 Km; está a uma distância média do Sol de 1,0 UA (149,6 milhões de Km). A sua massa é de 6x1024 Kg.

A Terra tem dois movimentos: o movimento de translação, em que se move à volta do Sol, segundo uma órbita elíptica, e o movimento de rotação, em volta de um eixo imaginário que atravessa o planeta de pólo a pólo, rodando em torno de si mesma e em sentido directo que é o sentido contrário ao do movimento dos ponteiros de um relógio.

A Terra efectua uma rotação completa em aproximadamente 24 h (período de rotação) e no seu movimento de translação completa uma volta em 365,25 dias ou seja, 365 dias e 6 horas (período de translação).

As temperaturas à superfície da Terra vão de -70 a 55 ºCelsius sendo a sua temperatura média de 14 a 15 ºC. Tem um único satélite a que chamamos Lua.

Rosa Maria Campos - Associada da ALTERNATIVA, que seguidamente apresenta a sua identidade, referida ao Cosmos

Cidade- Coimbra

País- Portugal

Continente- Europa

Planeta- Terra

Sistema Planetário- Sistema Solar

Galáxia- Via Láctea

Enxame de Galáxias- Grupo Local

Universo

Sem comentários: