segunda-feira, 13 de outubro de 2008

SOBRE A ALEGRIA

Acreditai que nenhum mundo, que nada nem ninguém vale mais que uma vida ou a alegria de tê-la. É isto o que mais importa – essa alegria.

 Jorge de Sena (1919-1978), “Carta a meus filhos sobre os fuzilamentos de Goya”

 

E só me resta hoje uma alegria:

É que, de tão iguais e tão vazios,

Os instantes me esvoam dia a dia

Cada vez mais velozes,

mais esguios …

 Mário de Sá-Carneiro (1890-1916), “Além-Tédio”

 

Perigosos são os grandes homens dos quais não podemos rir.

 Giovanni Guareschi (1908-1968), “Correspondência”

2 comentários:

Anónimo disse...

"MÚSICA NO CORAÇÃO"

Era um prazer, amor, viajar contigo:
quando íamos com eles passear
punhas os sete filhos a cantar
no carro que nós tínhamos... antigo.

Como era um carro grande, uma banheira,
um Lincoln espaçoso, de oito assentos,
cabia nele sem constrangimentos
a nossa filharada toda inteira.

Na tua santa e doce companhia,
pelas estradas íngremes da Estrela,
cada um de nós alegre se sentia.

Não pertencendo à nossa parentela,
vezes sem conta às nossas se agregavam
outras crianças... que no coro entravam!

João de Castro Nunes

Anónimo disse...

DEICÍDIO

Pela graça de Deus eu vim ao mundo
de natureza humana revestido
e, por esse motivo, parecido
à sua imagem, com que me confundo.

Como pessoa estou portanto acima
de tudo o mais que existe no universo
além de, à simples vista, ser diverso
por possuir um sopro... que me anima.

Ao pé de mim, comparativamente,
que são os sóis com sua invandescência,
pois nenhum deles... ama, pensa ou sente?

Privar um ser humano da existência
é o mais abominável dos labéus
porque é matar uma fracção de Deus!

João de Castro Nunes